segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Timor Leste: Comemoração do 10º aniversário do Referendo

Oin ba Dame Timor Lorosa'e
29 de Agosto de 2009 às 21h no JUP

O Núcleo de Jornalismo Académico do Porto convida a celebrar a Paz em Timor Leste dez anos após o referendo que levou à auto-determinação daquele país.

Numa estreia absoluta em Portugal, e pelo olhar do realizador David Palazón, convidamos a assistir a "Hanesan Maibee Ketak-Ketak" (Same Same but Different), 2009, um documentário experimental sobre Paz em Timor Leste. Pelo olhar de Ana Rego, inaugura na Galeria JUP a exposição de fotografia Oin ba Dame Nian / Rostos para a Paz". As Bonecas de Ataúro, artesanato local timorense, terão várias peças de produção própria à venda no evento, cujas receitas revertem a favor do seu projecto.

DOCUMENTÁRIO | Hanesan Maibee Ketak-Ketak / Same Same but Different | David Palazón
Filmado no final de 2008 em Timor Leste, este documentário experimental retrata o Dr. José Ramos Horta - Prémio Nobel da Paz e Presidente da República Democrática de Timor Leste - enquanto participa numa série de eventos no país, focando opiniões e actividades de construção para a Paz.
Trailer

FOTOGRAFIA | Oin ba Dame Nian / Rostos para a Paz | Ana Rego
Esta médica, formada na UP, tem um percurso activista com experiência consolidada em países em desenvolvimento. Para além de ter viajado intensamente pelo mundo, fez missões na Amazónia, Afeganistão, Sudão, Etiópia, Zimbabwe e Timor Leste. É fotógrafa amadora desde 1999, tendo-se dedicado sobretudo à fotografia documental de viagens. Em 2004, foi uma das premiadas do concurso "FNAC Novos Talentos", com o trabalho "Afeganistão "2002".

ARTESANATO | Bonecas de Ataúro & Biojóias | Moving Cause
As Bonecas de Ataúro, artesanato local da Ilha de Ataúro, exprimem, de uma forma original e criativa, a ponte entre a cultura tradicional e a produção contemporânea de Timor Leste. A Moving Cause é a associação que representa esta iniciativa de empreendedorismo social em Portugal.
Site oficial: http://www.bonecasdeatauro.com/ + Blog: http://bonecasdeatauro.movingcause.org

Local:
JUP, Núcleo de Jornalismo Académico do Porto
Rua Miguel Bombarda, 187
4050 - 381 Porto
www.jup.pt
Mapa

Contactos:
Email: njapjup@gmail.com
TLF: Sara Moreira 938305344

1 comentário:

Editor disse...

East Timor Law and Justice Bulletin http://easttimorlegal.blogspot.com