sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Amanhã celebramos Timor

Dez anos depois do referendo que levou à auto-determinação de Timor Leste, o Núcleo de Jornalismo Académico do Porto não esquece o forte laço de solidariedade que se estendeu até à terra do sol nascente.

Vamos comemorar o aniversário amanhã, Sábado, dia 29 de Agosto às 21h na Rua Miguel Bombarda do Porto, com cinema documental, fotografia e artesanato.


Timor Vencerá de António Pedro Ribeiro - JUP Outubro 99

A situação em Timor-Leste, felizmente, já não é a mesma. Mas os genocídios não se apagam. Nem o comportamento torcionário do regime indonésio e das milícias. Todos os criminosos devem ser julgados. Apesar da entrada em cena das forças da INTERFET não se podem desculpabilizar as ambiguidades e os atrasos dos EUA, da ONU e da dita "comunidade internacional". Assegurar a realização do referendo e depois pura e simplesmente deixar a população à mercê dos chacais do exército indonésio e das milícias ou é ingenuidade a mais ou é imperdoável. Também os EUA - convém lembrar que os norte-americanos sancionaram a invasão indonésia de 1975 - e a NATO que tão céleres correram para o Kosovo se limitaram a declarações de intenções até ao ponto em que isso se tornou insustentável. E tornou-se insustentável, em grande medida, devido à resistência heróica das FALINTIL, do seu comandante no terreno Taur Matan Ruak, de Xanana, de Ximenes Belo, do povo timorense e também devido à imensa onda de solidariedade com outro país. Que juntou vários credos religiosos e ideiais políticos em manifestações, vigílias, cordões humanos, marchas. Que fez parar um país em solidariedade com outro país. Que trouxe de novo a política, na sua melhor expressão, para a rua. Que provou que há valores mais altos do que o dinheiro. Que nos devolveu o orgulho de ser portugueses.
Ao longo de 24 anos muitos timorenses dedicaram a sua vida a uma causa. Durante muito tempo estiveram quase isolados do mundo, a resistir nas montanhas. Muitos caíram sem ver a hora de libertação. Mas a sua luta não foi vã. TIMOR LIVRE VENCERÁ!

Sem comentários: