sexta-feira, 13 de abril de 2007

JUP de Abril já está nas faculdades

Editorial
A preguiça

As artes, esse bico de papagaio nas costas do mercado de trabalho. As perpectivas de futuro para escultores, músicos e actores sempre estiveram cobertas por uma neblina que apaixona adolescentes e aterroriza os respectivos pais. A cultura nunca foi fácil de encaixar no sistema, não rima com lucro nem condiz com as 8h de trabalho diárias. O destaque deste mês incide nesta problemática. Segundo Athaide, professor na FBAUP, "sem optimismo, não se faz nada". Não sei se a questão se resolve só com optimismo, o que é certo é que não passa por mais financiamentos. É simplesmente arrepiante, depois de no mês passado termos sido bombardeados com ataques à "pandilha de Rui Rio" pelos habitantes dos bairros sociais, descobrirmos agora que as gerações passam mas os discursos não mudam. "Muitas vezes a iniciativa tem de partir dos estudantes", critica um estudante de design. Este sim é um embróglio que parece não ter fim. Continuamos a sofrer da genética preguiça latina, que recorre à cobardia para deixar tudo exactamente como estava. Não foi assim que as mulheres se emanciparam (pág. 6) nem os jornais universitários americanos conseguiram a projecção de hoje (pág. 14). Só com uma profunda alteração de mentalidade poderão os novos artistas portugueses, e tantos outros grandes portugueses, melhorar as suas perspectivas. Há outra particularidade que torna a produção cultural especial. A Arte não lida bem com o grande público, e esse divórcio vai contra a noção de mercado. O elitismo e a constante necessidade de fuga do mainstream não são conciliáveis com o sistema estabelecido. Quantas vezes não ouvimos "preferia os primeiros albuns" ou "antes de se vender é que era".

7 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns ao JUP pelos 20 anos e pelas últimas edições. Belo exemplo associativo a seguir, certamente feito com grande dose de optimismo e de carolice.

Apostem na distribuição do JUP pois há muitos que o querem ler!

profmarinho disse...

Cara Inês,

obrigada pelas tuas palavras.
A direcção do NJAP

dj duck disse...

ProfMarinho,
Parabéns pelo video resumo dos 20 anos do JUP!Mas falto lá eu!!!
Bom Trabalho!
Beijos e Abraço
dj duck

dj duck disse...

A todos do jup,
Parabéns pelo jornal e pelo blog!

Filipa disse...

Antes de mais, parabéns ao Jup...Estou a começar aqui e espero continuar sempre ligada a este jornal que se faz de vontade, e como disseram os nossos pintores na reportagem, "estamos aqui por amor". Uma arte de palavras e dedicação.
Não imaginam o gozo que me deu fazer a reportagem. Conheci jovens fantásticos,de um idealismo tão bonito de se ver...Existe realmente uma sociedade alternativa, com grande capacidade criativa e humana.

André Rolo disse...

Tenho saudade das agradáveis tertulias! Mas vejo que entreguei bem a "pasta"! Take care.

RF disse...

Parabéns ao JUP pelo bom trabalho desenvolvido nos últimos anos.

Tenho acompanhado os últimos 5 anos e sem dúvida que se nota um crescendo na qualidade das suas edições.

Continuação