segunda-feira, 12 de março de 2007

JUP – Um desafio com 20 anos

O JUP comemora este mês 20 anos de existência. Em Março de 1987 foi editado o número zero de um jornal que pretendia ser a voz dos estudantes do Ensino Superior da Academia do Porto. Era director Jorge Pedro Sousa, fundador do projecto, na altura estudante do primeiro ano na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, hoje professor na Universidade Fernando Pessoa.
O JUP é a face mais visível do Núcleo de Jornalismo Académico do Porto, uma associação fundada para ser suporte do jornal. A única com estas características no Ensino Superior português.
Ao longo dos anos o JUP passou por diversas fases e mudanças quer a nível editorial quer a nível gráfico, revelando a sua adaptabilidade aos novos tempos e exigências, não só dos estudantes do Ensino Superior, mas da própria Academia do Porto e da cidade onde se insere. O Núcleo de Jornalismo Académico do Porto alargou os seus horizontes. Todos os estudantes do Ensino Superior da Academia do Porto, privado ou público, universitário ou politécnico, têm lugar nesta associação.
Todo o processo que envolve a realização do JUP é levado a cabo pelos seus associados. Desde as reuniões de redacção onde se discute o que publicar no próximo JUP, à elaboração de textos e fotografias, passando pela paginação e distribuição do jornal, tudo é fruto do trabalho de estudantes do Ensino Superior da Academia do Porto.
Claro que nem todas as actividades do Núcleo se resumem à realização do JUP, mas completam-no. Debates, exposições na galeria da sede, a publicação da aguasfurtadas (uma revista de literatura, música e artes visuais) são exemplos de outras actividades que animam a Miguel Bombarda, nº 187.
E depois há também um sem número de actividades de apoio que se acrescentam para tornarem esta instituição numa espécie de escola oficina, onde estudantes de todas as áreas podem desenvolver as suas competências e/ou diversificá-las. Tudo isto num enquadramento orgânico onde a própria gestão se enquadra num processo de aprendizagem de como, o quê e porquê gerir. A vinda regular de formadores do CENJOR (Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas) às instalações do jornal enfatiza este foco na aprendizagem auto-gerida.
Acabo recorrendo ao último ponto do nosso estatuto editorial – o JUP “é uma aposta na Academia do Porto: assim ela assuma o desafio!”
O JUP é uma oportunidade e é vosso, estudantes do Ensino Superior da Academia do Porto – mergulhem nele!

Sem comentários: